O que você precisa saber sobre Visto Australiano
30/10/2017
Orlando em 2018 – Novas atrações
09/11/2017
Exibir tudo

China: 5 dicas de etiqueta para visitantes

Os habitantes desse país possuem costumes milenares.

A confiança e as hierarquias são altamente relevantes na China. Não queremos que você perca a chance de fechar negócio com um chinês por cometer uma gafe logo no aperto de mãos.

Por isso pensamos em 5 dicas essenciais para você.

1. O cumprimento

Para não criar uma situação delicada logo no início, atente para o cumprimento. Por mais tradicionais que os chineses sejam, eles mudaram sua saudação para o aperto de mãos e assim adaptaram-se ao mundo globalizado onde a prática é mais comum.

Porém não se deve passar disso. Beijos, tapinhas e até mesmo abraços não são bem vistos.

2. Respeito às hierarquias

A China é cimentada em hierarquias muito definidas. Dentro de uma empresa, as ordens só são dadas “de cima para baixo” e nunca horizontalmente. Ou seja, a cultura do “quebra galho” não é bem aceita.

3. Receba cartões de visita com as duas mãos

Esse é um detalhe que pode fazer toda diferença. Ao receber o cartão com as duas mãos você está mostrando que gostou do que foi oferecido. Apenas uma mão denota desinteresse.

O mesmo se aplica a demais objetos. Você pode estar pensando que isso é uma besteira, mas se um chinês está te entregando algo pessoalmente, uma abertura no relacionamento está sendo criada. Não perca essa oportunidade, seja no pessoal ou no profissional.

4. Pontualidade

Isso deveria ser uma obrigação em qualquer reunião. Os Chineses são categóricos nos horários. Nem um minuto a mais ou a menos.

5. No momento da negociação

As negociações com chineses são praticamente ritualísticas. Nenhum chinês aceitará ser recebido por um membro da outra empresa que não tenha um cargo respectivo ao seu.

Ou seja, se a reunião for com o presidente, ele deverá ser recebido pelo presidente da sua empresa e assim sucessivamente. Geralmente, o chinês de maior cargo entra na frente de toda a sua delegação e senta-se do lado oposto da mesa.

O silêncio é fundamental. Guarde suas perguntas para o fim da apresentação.

Percebe como essa relação possui nuances? Essas questões desaguam também na obtenção de visto! Se você vai viajar à China para negócios é imprescindível que conte com convite oficial.

O bom é que ao estabelecer essa relação, um empresário pode pedir múltiplas entradas.

Claro, há uma série de outros documentos necessários. Podemos esclarecer todos para você, entre em contato conosco!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *