Festa da primavera: saiba detalhes sobre o ano novo chinês
15/05/2018
Cinco curiosidades sobre a Guiana Francesa
02/07/2018
Exibir tudo

Culinária Chinesa: Confira 10 pratos tradicionais

Mesmo sendo conhecida mundialmente pelas iguarias exóticas (afinal, quem nunca escutou que existem pessoas que comem carne de escorpião?), a culinária chinesa é bem maior do que um simples estereótipo.

Com adaptações que atendem ao gosto construído pelo paladar ocidental, os pratos que levam na essência fortes sabores e contraste de cores são apreciados por milhões de pessoas ao redor de todo o mundo.

Assim como na Índia, conforme já explicamos em outra oportunidade aqui no blog, as tradições culinárias do país variam de acordo com a região em que a pessoa está localizada. Na parte Norte, existe uma grande valorização do trigo, massas e frituras; pastéis, talharim e bolinhos de carne são frequentemente consumidos nessa área.

Na região central, predomina a presença de pratos picantes. Já no Leste, a pluralidade das comidas leves é o grande diferencial. Em geral, também é comum a presença de pratos agridoces e picantes, bem como a combinação de comidas quentes e frias.

No intuito de valorizar essa cultura tão deliciosa, resolvemos fazer uma lista de dez comidas típicas chinesas que você precisa experimentar:

– Zongzi
Tradicional no país, o prato consiste em um arroz glutinoso, que facilita o uso dos hashis (ou palitinhos de sushi, para alguns) e que recebe temperos como gengibre, vinho amarelo de arroz, molho de soja e óleo de pimenta. O alimento, em maioria das vezes, é enrolado em folhas de cana.

– Yakisoba
Apesar de ter ganhado vasta popularidade no Japão, a origem do prato é chinesa. Em tradução literal, o Yakisoba significa exatamente “macarrão frito em molho”. Tradicionalmente, a refeição é uma mistura de macarrão com carnes e alguns legumes, por vezes fritos, com a adição de temperos específicos.

Assim como o sushi (esse sim da culinária japonesa), o Yakisoba é facilmente encontrado no Brasil, devido a aceitação popular ao sabor da comida e a grande popularização de restaurantes especializados em comida oriental no país.

– Tian bu la
Prato feito de pasta de peixe, que costuma ser frita e depois fervida em um caldo. Antes de comer, é comum que o alimento seja banhado em um molho marrom de sabor adocicado.

– Frango do General Tso
Conhecido mundialmente, a receita foi criada pelo cozinheiro Pen Changgui. A história que circula é que o chef criou a receita apenas com frango e alguns molhos, em um esforço feito para improvisar um jantar importante para autoridades chinesas. Após este momento, o prato — que teria sido aprovado pelos principais líderes da China — teria sido batizado com o nome em referência ao general da dinastia Qing, falecido no século XIX.

– Mapo Tofu
Prato picante, o mesmo é produzido com tofu em um molho avermelhado com carne bovina ou de porco moída, cebola, alho e grãos de pimenta Sichuan.

– Peedan, o “ovo de mil anos”
Criado inicialmente pela necessidade de se preservar alimentos em tempos de escassez, o Peedan é um ovo de pato conservado em uma mistura de cal, sal e demais aditivos que os proporciona uma textura peculiar. Em contrapartida uma clara praticamente insípida, a gema tem sabor extremamente forte.

– Dan Dan Mian
Prato típico da província de Sichuan, é um macarrão comercializado a preço popular e frequentemente encontrado em uma cadeia de restaurantes chineses. O prato recebe carne de porco, pimentas vermelhas, acelga, molho de soja claro e cebolinha.

– Pato à Pequim
Servido nas antigas cortes imperiais chinesas, o pato assado diferencia-se por receber variados temperos e molhos específicos, além de ser preparado em fornos especiais e ser servido com crepes especificamente finos.

– Gua-Bao
Pão característico pelo sabor suave e doce. Após ser assado, costuma receber barriga de porco cozida, molho hoisin (novamente o agridoce aparecendo) e coentro.

– Dumplings
Também conhecidos como gyoza, são envelopes de massa que recebem como recheio cogumelo e demais ingredientes. É comumente acompanhado por um molho picante.

Após ler sobre essas comidas apaixonantes, pense racionalmente: quem prepararia esses pratos de forma mais saborosa? Alguém que está começando a cozinha agora ou um chef de cozinha renomado e especializado em comida chinesa? Muito provavelmente você escolherá o especialista no assunto.

A mesma prioridade de escolha deve ser tomada caso você pretenda embarcar em uma aventura rumo à maior potência asiática ou para qualquer outro país. Em 7 anos de experiência e mais de 20 mil vistos aprovados, a ForVistos está pronta para agilizar os processos burocráticos que você terá com a solicitação de vistos consulares ou com o seguro viagem.

Com uma assessoria profissional, você pode evitar o desperdício de dinheiro e utilizá-lo para aproveitar ótimas refeições!

1 Comentário

  1. maria disse:

    Parabéns pelo site gostei muito. 😉

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *