Saiba mais sobre os principais tipos de tomada no mundo
30/04/2018
Culinária Chinesa: Confira 10 pratos tradicionais
15/05/2018
Exibir tudo

Festa da primavera: saiba detalhes sobre o ano novo chinês

Diferente das comemorações ocidentais, o Ano Novo Lunar da China — conhecido como Festa da Primavera — é celebrado no dia 14 de fevereiro.

Corridas de barcos em formato de dragão, montagem de quebra-cabeças de lanternas e a queima de fogos são apenas algumas das tradições mantidas pela população de um dos países mais visitados do mundo.

Além das regras milenares de etiqueta, que já falamos em outra oportunidade aqui no blog, temos dicas do que se deve (ou não) fazer durante as festividades:

– Alimentação
Na Festa da Primavera, a sorte vem através do alimento: para todos os presentes, são servidos jiaozis, uma espécie de ravioli chinês. No entanto, apenas um dos alimentos — que é tradicionalmente recheado com legumes, carnes, peixes e camarão — vem com um ingrediente especial, que poderá ser nozes, tâmaras ou até mesmo uma moeda.

Quem comer este, será o mais sortudo do ano. Também são consumidos tangyuan e yuanxiao (bolinhas de farinha de arroz). O “nian gao”, bolo que em tradução literal significa “mais alto a cada ano”, é usado para simbolizar a prosperidade do ano que está para chegar. Essencialmente, estes são os alimentos “corretos” para a festa.

– Decoração
Tradicionalmente, são penduradas lanternas e papéis vermelhos com versos rimados nas portas, bem como a queima dos fogos de artifício. No país, existe a lenda que os ancestrais chineses eram atormentados pelo monstro Nian (a tradução significa “ano”), que devorava gado e até mesmo pessoas.

Porém, Nian não era invencível: o monstro tinha medo de labaredas, estrondos e da cor vermelha. Afastar Nian, que é o mesmo que afastar o mal, justifica o uso dos recursos supracitados.

– Cuidados
Apesar da solução para “enfrentar” Nian, é necessário responsabilidade: uma lei sancionada em dezembro do ano passado regula ou até proíbe o uso dos explosivos em determinadas localidades, com objetivo conter os altos índices de poluição da capital.

Outro cuidado, este de cunho pessoal, também precisa ser tomado. Os chineses não cortam o cabelo no primeiro mês do ano lunar, por uma superstição apontar que, caso isso seja feito, o tio materno da pessoa morrerá. Tem gente que prefere não arriscar…

– Preparação
Os interessados em acompanhar o evento, no entanto, devem se preparar com bastante antecedência: em 2018, foram registrados quase três bilhões de viagens durante a festa, por meio de aviões, automóveis, barcos e trens. Trata-se da maior migração humana da história do planeta.

Para quem deseja aproveitar este evento — ou qualquer outro — a ForVistos facilita a sua vida: com serviços de vistos consulares, seguro viagem e passaportes, nós proporcionamos mais segurança e agilidade nos processos burocráticos necessários.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *