Saiba mais sobre os principais tipos de tomada no mundo

Índia: monumentos históricos além do Taj Mahal
06/04/2018
Festa da primavera: saiba detalhes sobre o ano novo chinês
15/05/2018
Exibir tudo

Saiba mais sobre os principais tipos de tomada no mundo

Horas e horas a fio no céu. Durante o longo período de duração de uma viagem internacional, distrações são necessárias para que o tempo não pese tanto sobre as nossas costas. Em meio aos vôos e, por vezes, esperas pelas conexões, o celular torna-se companheiro inseparável. No aparelho, a playlist já vai pronta. Assistir uma série da Netflix durante o caminho, quem sabe? Em meio a tanto uso, a bateria diminui progressivamente até, finalmente, acabar.

Ao chegar ao destino residencial — seja uma casa ou hotel — a pergunta é quase instantânea: “onde fica a tomada?”. Muitas vezes, o questionamento é seguido imediatamente por um problema inesperado: o carregador não encaixa no ponto de conexão com a energia. O famoso “T” não veio na bagagem. Notebook, secador de cabelo e demais eletrônicos também não podem ser conectados. Caos.

Para evitar o estresse, é necessário que você saiba qual o desenho do sistema elétrico e a voltagem das tomadas do país que você irá. Soa como uma preocupação ínfima em meio a tantas outras — que podem ser resolvidas de forma profissional, com os serviços ofertados pela Forvistos, por exemplo — mas que é extremamente necessária para você não ter que dedicar às primeiras horas da sua viagem atrás de adaptadores. Com o objetivo de facilitar a sua vida, resolvemos fazer uma lista com os modelos mais utilizados ao redor do mundo:

América do Norte e Japão – Tipo A e B

Há anos, esses plugues já foram utilizados no Brasil. Porém, é necessário atenção: nos Estados Unidos, os pinos costumam ser mais achatados do que nos outros países do continente.

Europa (Exceto Reino Unido) e alguns países da Ásia – Tipo C

Dos pinos arredondados e paralelos. Padrão no Brasil até o surgimento do novo Padrão Brasileiro de Plugues e Tomadas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), as tomadas são aptas a receber, por exemplo, carregadores de diversos smartphones comumente utilizados no Brasil.

Alemanha, Áustria, Bulgária, Croácia, Espanha, Estônia, Finlândia, Grécia, Holanda, Hungria, Islândia, Portugal, Noruega, Rússia, Suécia usam o tipo F, uma espécie de atualização da tipo C. A única diferença são as extremidades das são clipes usados como fio terra.

Países como Bélgica, França, Polônia, República Checa e Eslováquia também usam uma variação da tipo C, intitulada de tipo E. A diferença entre elas é a existência de um pequeno círculo no alto do plugue, que ajuda a evitar choques.

Reino Unido, Bahrein, Cingapura, Emirados Árabes, Escócia, Inglaterra, Hong Kong, Irlanda, Malásia, Uganda usam a tomada tipo G, considerada uma das mais seguras do mundo. Neste, o modelo é formado por três retângulos, semelhantes ao desenho de um triângulo.

No Brasil, utilizamos a tomada tipo N. O nosso modelo, de dois pinos paralelos e um terceiro abaixo, é único no mundo, mas também pode receber plugues que encaixam-se na tomada tipo C.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *